II Conferência Municipal do idoso “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa”

Mesa de representantes do  CCI, convidados e autoridades (Foto:Adelino Silva - Ascom/PMC)
Mesa com os representantes do CCI, convidados e autoridades (Foto:Adelino Silva – Ascom/PMC)

[dropcap]p[/dropcap]ara promover a discussão, reflexão e avaliação das ações direcionadas às pessoas da terceira idade, o Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a secretaria municipal de desenvolvimento social, promoveram a II conferência Municipal de defesa dos direitos da pessoa idosa com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Pernambuco de todas as idades”.

O evento aconteceu nesta segunda-feira, 08 de junho de 2015, no auditório da Escola Municipal Pedro Alves de Souza, às 8h. Os objetivos foram direcionados temas relevantes para o campo do envelhecimento, avanços e desafios da política nacional do idoso, na perspectiva de sua efetivação; sensibilizar a sociedade Cupirense para o contexto de envelhecimento da população; mobilizar os cidadãos, especialmente os idosos para a conquista do direito ao envelhecer com dignidade.

Foram seguidos também com objetivo de fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais, nas três esferas de governo. Avaliar a implantação e a efetividade da política nacional do idoso, nas esferas de governo federal, estaduais, do distrito federal e municípios.

A palestra teve em seu desenvolvimento, apresentações de dança com os idosos beneficiados com o CCI – centro de convivência do idoso e depoimentos de duas idosas, referentes aos serviços prestados no centro de convivência. A palestra foi ministrada por duas representantes estaduais do concelho do idoso, Maria do Socorro e Maria. A segunda conferência municipal do Idoso foi ministrada pela presidente, Mayse Ferreira; Vice-presidente, José Januário e a Coordenadora, Gercélia Maria Bezerra, com o apoio da secretária de desenvolvimento social, Ednalva Luna.

A conferência, em seu desenvolvimento, seguiu com a seguinte programação:

8h – credenciamento e cofeeBrake;

09 – Abertura solene e formação da Mesa;

9h:30min – Palestra ministrada por duas representantes do conselho estadual do Idoso, Maria do Socorro e Maria, com o tema: “O protagonismo e o empoderamento da pessoa Idosa – Por um Pernambuco de todas as idades”;

10h:30 – plenária (perguntas e respostas referentes ao tema);

11h – formação dos grupos de trabalhos e plenária: diálogos e validação dos grupos temáticos;

12h – pausa para o almoço;

13h:30min – Eleição de delegados para a conferência estadual;

14:30min – apresentação dos idosos do CCI;

15h:30min – depoimento de idosos do CCI;

16h encerramento.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUPIRA

“O importante é Cuidar das Pessoas”

(Fotos: Adelino Silva – Ascom/PMC)