Palestra ministrada aos portadores de diabetes e hanseníase

A nutricionista, Reyvdla Luna, falando sobre a importância da alimentação para os portadores da diabetes e hanseníase (Foto: Adelino Silva - Ascom/PMC)
A nutricionista, Reyvdla Luna, falando sobre a importância da alimentação para os portadores da diabetes e hanseníase (Foto: Adelino Silva – Ascom/PMC)

 

Ontem, 27 de Março, às 9h, a secretaria de saúde promoveu no centro de fisioterapia palestras e atividades voltadas para os portadores de diabetes e hanseníase. A palestra foi ministrada pela fisioterapeuta, Katia Xavier e a nutricionista, Reyvdla Luna. Os portadores receberam orientações para prevenir e controlar o “Pé diabético” que é uma complicação do diabetes mellitus, e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma ferida. Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados. Qualquer ferimento nos pés deve ser tratado rapidamente para evitar complicações que possam levar à amputação do membro afetado. Os diabéticos foram orientados a fazer exercícios específicos a fim de evitar à doença. Eles também foram instruídos a evitar certos hábitos que contribuem para o desenvolvimento da doença e também receberam orientações de higienizar os pés com frequência, alimentação saudável, controlar os níveis glicêmicos, alimentos proibidos e recomendados, afins de evitar e controlar o “pé diabético”.

 Esta reunião com os portadores de diabetes e hanseníase é muito importante, pois esclarece às dúvidas cotidianas dos mesmos de forma clara e demonstrativa, afim de uma melhoria na qualidade de vida da população Cupirense. Nos PSFs, os pacientes com hanseníase têm acompanhamento até a cura e os pacientes diabéticos são acompanhados pelos profissionais de saúde prevenindo as complicações causadas pelo diabetes. Destacou, a nutricionista, Reyvidla Luna.

PREFETURA MUNICIPAL DE CUPIRA

“O importante é Cuidar das Pessoas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.