63 anos de emancipação da cidade Cupira

Nossa amada cidade ‘Cupira’, hoje, no dia 29 de Dezembro, celebra mais um ano de sua emancipação, assim completando 63 anos.

Conheça a nossa História:

Os primeiros habitantes da região provavelmente se estabeleceram em Cupira por volta de 1881. Entre eles, os Srs. José de Melo, Manoel Gomes da Silva, Antônio Soares da Silva e Aleluia de Tal. Aleluia de Tal propôs a construção de uma capela, que foi edificada às margem de uma lagoa onde havia uma baraúna habitada por abelhas da espécie conhecida por cupira. O local, na época parte do município de Panelas, passou então a ser chamado Cupira, em alusão aos insetos. À medida que a povoação crescia, mais estradas eram abertas. Eventualmente, a região tornou-se povoado e, em 1896, fez-se a primeira feira-livre da povoação.

Em 1900, a povoação tornou-se distrito do município de Panelas, com o nome de Taboleiro. Em 1914, o Distrito foi renomeado para Cupira. Em 1953, Cupira desmembrou-se de Panelas, tornando-se município, sendo instalado em 1954. Já em 1955, a região de Laje de São José foi desmembrada do Distrito-sede, tornando-se distrito próprio. Até hoje, o município é composto pelo Distrito-sede de Cupira e pelo Distrito de Laje de São José.

O topônimo Cupira provém do Tupi kupi’ira e significa “abelha do cupim”. É o nome de uma abelha que faz sua colmeia nos cupinzeiros.

Relato do dia 29 de dezembro de 2016:

Na manhã desta quinta feira (29), houve o asteamento  da bandeira, Nacional, Estadual e Municipal,  celebrando oficialmente mais um ano de emancipação. Tudo iniciou com a BMC (Banda Municipal de Cupira) enfrente a casa do prefeito Sandoval Luna, onde sairiam com destino até a sede da prefeitura para o asteamento, logo após houve a mesma homenagem na Câmara Legislativa Manoel Joaquim da Silva, encerrando assim os asteamentos, o prefeito Sandoval Luna, o prefeito eleito para a gestão 2017/2020 José Maria Leite de Macedo, o vice prefeito eleito para a gestão 2017/2020 José Ricardo de Araújo e vereadores junto aos amigos seguiram até a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab para a inauguração.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUPIRA
“O importante é Cuidar das Pessoas”

Fotos: Alesson Vinicius – ASCOM